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quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

DOS FATOS AOS ATOS EDUCATIVOS

1ª instância - Filosofia Espírita da Educação (posicionamento e função do filósofo de educação)

= Conceito de Filosofia de Educação =
A Filosofia Espírita da Educação resuntante terá, nesse posicionamento do pensador espírita, a seguinte conceituação:
Um corpo de doutrina não estático mas progressivo, composto de princípios, ideais formativos e padrões humanos, obtidos pela reflexão indireta e crítica sobre o fato educativo, através da Filosofia Espírita e por meio da razão humana e da revelação espírita, que possa orientar todo o processo educativo no sentido dos fins educacionais propostos.

2ª instância - Da Filosofia Espírita da Educação à Pedagogia (posicionamento e função do pedagogo espírita)

= Conceito da Pedagogia Espírita =
O observador no foco da nova lente, a Filosofia Espírita da Educação passa a receber as inrradiações do fato. Elementos transformados e elevados a conhecimentos, diretrizes e normais sob ação dissociadora da reflexão crítica do pedagogo espírita. Processa-se, assim, uma refração do fato em valores pedagógicos.

Alcançaremos novo conjunto de princípios normativos e teorias, formando um corpo doutrinário educacional já ordenado para a prática.
= Definição da Pedagogia Espírita: -
Um sistema de princípios normativos, conhecimentos educacionais e teorias pedagógicas obtido pela reflexão indireta e crítica sob o fato educativo, através da Filosofia Espírita da Educação e por meio da razão humana e das ciÊncias pedagógicas auxiliares espíritas, que possa dar sentido objetivo e prático àquela filosofia.

Relações entre Filosofia e Pedagogia
a) A Pedagogia é Filosofia - pensadores idealistas;
b) A Pedagogia depende da Filosofia - posição neotomistas;
c) A Pedagogia depende da Filosofia - neotomistas/idealistas;
d) A Filosofia é uma das fontes do estudo da educação - produz uma teoria geral desses estudos;
e) A Pedagogia é autônoma - servir-se da Filosofia e outros ramos do saber;
f)) A Pedagogia independe de uma Filosofia problemas pedagógicos resultantes de conclusões teoréticas experimentais.

A nossa posição coincide com a "b" e não furtar também da "f".

O projeto de Filosofia do Instituto Espírita de Educação (SP) conceitua a pedagogia como o resultado "da reflexão sobre o processo educacional e destina-se a aperfeiçoá-lo constantemente, de maneira a adequá-la cientificamente aos seus fins." (in Educação Espírita nº 04)

"A Pedagogia Espírita já existe. Está, por assim dizer, entranhada nos princípios doutrinários. Por isso mesmo não está sistematizada. Assim também aconteceu com a Pedagogia Cristã[...] (J. Amaral Simonett. Educação Espírita nº 06).

3ª instância - da Pedagogia à Didática Espírita (posicionamento e função do didata espírita)
(Conceito da Didática Espírita) = aprendizado

= Conceito da Didática Espírita =
Um bem coordenado conjunto de procedimentos, normas operativas, métodos e técnicas educacionais e de ensino, captado pela observação (processo)indireta e crítica da aprendizagem através da Pedagogia Espírita, por intermédio da observação (função) aliada à pesquisa, imaginação criadora e invenção e que possa pôr em prática as teorias e diretrizes pedagógicas espíritas.

4ª instância - Da Didática à Educação Espírita (posicionamento e função do Educador Espírita)
(Conceito de Educação Espírita)

= Conceito de Educação Espírita =
A sequência de atos educativos, docentes e discentes, reagindo sinergicamente entre si, programados, motivados, dirigidos, fundamentados na Pedagogia Espírita, corporificados e idealizados através da Didática Espírita pela capacidade de intuição, imaginação criadora, improvisação e espírito prático, não teorizável. Todas essas funções sublimadas pelo impulso de simpatia sustentado pela força construtiva e ordenadora do AMOR.
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Para Deolindo Amorim, a educação, seguindo a Doutrina Espírita, "não é apenas instruir, não é simplesmente incutir hábitos externos, é transformar o homem, dando-lhe uma concepção de vida fundamentada na supremacia do Espírito e dos valores morais" (In "Educação Espírita" nº 02)

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