Páginas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O FATO EDUCATIVO, SUA DELIMITAÇÃO E FATORAÇÃO

Como todo método deve daptar-se à natureza do objeto a que se aplica. Cabe, antes de seguir a metodologia criada, a compreensão e a análise do fato educativo.

FATO = REALIDADE
ELEMENTOS DO FATO = FATORES

FATO EDUCATIVO *
- Educador
- Educando
* estão inseridos no ambiente sócio-cultural

Fins Educacionais (finalidade) --- Instrumentos de ações.**
** - método pedagógico
- conteúdo cultural (currículo)
- controle disciplinar

5 contestações poderiam ser dirigidas a essa estrutura plena de 7 fatores:
1) educador;
2) dos fins educacionais;
3) do controle disciplinar;
4) do método e,
5) da instituição escolar.

Mas essas constatações não são suficientes para o desenvolvimento do presente trabalho, portanto manteremos os 7 fatos educativos, que servirão para orientar e compartimentar nosso trabalho.
Fatoração do Fato educativo, numa passagem evangêlica, em (João - 14,6):

"EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA"

EU = O educador
CAMINHO = O método, A disciplina
EU SOU O CAMINHO = O currículo
A VERDADE = O currículo
A VIDA = O currículo/ A escola

"NINGUÉM VAI AO PAI SENÃO POR MIM"
NINGUÉM = O educando
AO PAI = O fim
POR MIM = O educador

Nenhum comentário: