Páginas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

METODOLOGIA PARA CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA ESPÍRITA DA EDUCAÇÃO

Podemos penetrar a Codificação e a Filosofia Espírita como instrumento da razão, porque ss vias estão pavimentadas de racionalidade. Assim podemos apresentar métodos racionais: o dedutivo, o indutivo, o analógico e o eclético.

Método Dedutivo
Consiste em focar cada problema de educação e deduzir indiretamente dos primeiros princípios da Doutrina soluções e conclusões válidas para o problema considerado. Esses princípios seriam a existência de Deus, a realidade do Espírito, a imortalidade da alma, a reencarnação, a lei do progresso e da responsabilidade, a pluralidade dos mundos habitados e o intercâmbio entre o mundo espiritual e o plano tereno.

Método Indutivo
Resume-se em coletar um acervo suficiente de citações, conceitos, definições e princípios das obras fundamentais da Doutrina como fator indutor, e classificá-los segundo os fatores do Fato Educativo e seus problemas.
A partir do confronto desses elementos, induzir a solução de cada problema.

Método Analógico
Consiste em:
1) pesquisar os modos de vida e formas de relacionamento entre os Espíritos no plano superior e, ainda, as estruturas e objetivos da sociedade ou da comunhão desses Espíritos.
2) confrontar idéias assim obtidas com as condições da vida terrena e intuir ideais, objetivos e processos que possam ser incorporados à Filosofia Espírita de Educação, a qual deve visar, através da Pedagogia Espírita, àquelas conições de vida superior.
Fundamentos doutrinários deste método:
(LE - Q.266 parág.4) (LE - Q. 763) (LE - Q. 795) (LE - Q. 278)

Método Eclético
Compõe-se de dois procedimentos:
Pelo 1º, procuraremos harmonizar em cada questão as conclusões obtidas 2º cada um dos métodos anteriores. Se não foi possível, seguir um 2º procedimento, consistindo em aplicar ora um ora outro deles.

ROTEIRO GERAL E METÓDICO DE PROCEDIMENTOS
Assim denominaremos a sequência dos processos ou etapas que nos possibilitará num primeiro momento, confinar o fato educativo a sete fatores: educando, educador, fins, disciplica, currículo, método e instituição escolar.

1ª momento - Propedêutico - confinar o fato educativo a 7 fatores.

1º Processo - Delimitação do fato educativo
2º Processo - Resolução do fato educativa em 7 fatores (fatoração)
3º Processo - Destaque de um desses 7 fatores.

2º momento - Crítico - Serão levantadas os problemas relativos as fator considerado e feita crítica espírita.

4º Processo´- Levantamento dos problemas relativos ao fator destacado.
5º Processo - Destaque de um dos problemas levantados.
6º Processo - Apresentação das soluções oferecidas por outras filosóficas de educação.
- Crítica a cada uma dessas soluções à luz da Doutrina Espírita.

3º momento - Conclusivo - incluirá a solução espírita do problema destacado, deduzidas as consequências pedagógicas dessa solução.

7º Processo - Solução da Filosofia Espírita da Educação.
8º Processo - Dedução das consequêcias pedagógicas da solução espírita ao problema considerado.

Nenhum comentário: