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terça-feira, 2 de março de 2010

Falem os Dicionários

Ouçamos em primeiro lugar o Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa de Aurélio Buarque de Hollanda, vulgarizadíssimo em todo o Brasil. O que diz o seu verbete Pedagogia? Simplesmente isto:

PEDAGOGIA, s. f. Teoria da Educação; conjunto de doutrinas e princípios que visam a um programa de ação; estudo dos ideais da Educação, segundo uma determinada concepção de vida, e dos meios (processos e técnicas) mais eficientes para realizá-los.

Esta definição de um dicionário popular, feito para o grande público, é suficiente para mostrar que não estamos errados. Até mesmo o problema da ligação da Pedagogia com uma determinada concepção de vida está ali bem colocado. Quando falamos de Educação Espírita incidimos nesse assunto.

O Espiritismo nos dá uma concepção de vida diferente da concepção católica e protestante em que fomos educados. Para orientar a educação das crianças e dos jovens segundo essa concepção nova, precisamos de uma nova teoria da Educação.

Essa teoria nova, exigida pela nova concepção de vida, só pode ter um nome, que é precisamente e inevitavelmente este: Pedagogia Espírita.
E como sem teoria não há prática orientada, a prática da educação segundo os ideais espíritas não poderá ser eficiente se não se apoiar numa teoria espírita da Educação.

Ouçamos agora um mestre francês,O Dictionare Encyclopédique Quillet:
PÉDAGOGIE, n. f. Theorie, science de 1'education.

Ouçamos o novíssimo Dicionário Prático da Língua Nacional, de J. Mesquita de Carvalho, diretor-geral do Instituto de Educação do Estado de Minas Gerais:
PEDAGOGIA, s. f. Teoria da Educação; reunião das doutrinas e dos princípios que visam a um programa de ação.

Durkheim, na segunda edição do Nouveau Dictionnaire de Pédagogie, formulou a definição mais completa da palavra, que dali por diante foi aceita por todos os grandes mestres e vigora no campo da especialidade. Ouçamo-la:

La Pédagogie est une theorie pratique, c'est-à-dire une theorie ayant pour objet de réflechir sur les systèmes et sur les procédés d'education en vue d'en apprécier la valeur et par là d'éclairer et de diriger l'action des educateurs.

Para facilitar a compreensão dos leitores não habituados à leitura em francês, lá vai a definição de Durkheim em nossa língua:

A Pedagogia é uma teoria prática, ou seja, uma teoria que tem por objeto refletir sobre os sistemas e os processos da educação, visando a apreciar a sua validade e por esse meio esclarecer e dirigir a ação dos educadores.

Não 'se pode, pois, confundir Pedagogia com sistema de ensino, com método ou técnica pedagógica, e nem mesmo com Educação. Como assinala René Hubert em seu Tratado de Pedagogia Geral, a Educação precede à Pedagogia. Primeiro temos o fato educacional, depois o fato pedagógico. Assim, fácil é compreender que a Educação é o objeto da Pedagogia.

Vejamos esta clara explicação de Leif e Rustin em sua Pedagogia Geral :
A EDUCAÇÃO, que é, pelo menos, a transmissão às gerações daquilo que consideramos válido nas aquisições da espécie e pode mesmo pretender preparar os seus futuros progressos, é obra humana primordial que requer suprema largueza de vistas.

Uma Pedagogia é sempre o acabamento de uma Filosofia. Qualquer Filosofia tende sempre a se completar numa Pedagogia. Por mais modesto que lhe possa parecer o seu papel, o professor primário deve, pelo menos de vez em quando, pensar nisso.

Esta última frase dos autores parece aplicar-se especialmente aos professores — muitos deles do ciclo primário — que no III Congresso mostraram o mais completo desconhecimento do que seja Pedagogia.

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