Páginas

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Educação e Valores Humanos

O Programa “Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola”, está disponibilizado na Internet, de forma inteiramente gratuita, desde o final de 2008, no site: www.cincominutos.org.

É da responsabilidade de um grupo informal de pedagogos, todos voluntários e quase todos residentes em Fortaleza-CE. (Informações mais detalhadas sobre cada membro deste grupo estão no site, no link: http://www.cincominutos.org/quem.somos.htm).



Algumas informações sobre o Programa “Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola”:



1 – Foi elaborado visando atender da melhor forma possível às necessidades a que se propõe e facilitar ao máximo sua implementação por parte das escolas.

2 – O material didático consta de 600 aulas interativas de apenas cinco minutos de duração, para não interferir no andamento normal das atividades escolares; conta com a utilização decontos e narrativas criados especificamente para os fins propostos, facilitando a fixação dos ensinamentos sobre ética, honestidade, não violência, bom convívio, solidariedade, respeito pelo outro, pela vida, pelas leis, afetividade, etc.; as aulas são disponibilizadas já prontas, não necessitando sequer de capacitação de professores, e atendem a estudantes a partir do quinto ano. Essas aulas também foram adaptadas para o ensino médio.

OBSERVAÇÃO: os responsáveis pelo Programa em foco não recebem, nem querem receber, qualquer ajuda material de órgãos públicos e/ou particulares, com exceção do que se refira à sua divulgação e/ou implementação.

3 – Até 03/06/2011 nos registros do site constam: 20.463 downloads do material didático para ensino fundamental, e 10.455 para ensino médio, em português. Em espanhol são 1.292 downloads (disponível desde maio/2010). Esses números, no entanto, representam uma gota d’água no universo de escolas do nosso país.

4 – O Programa vem sendo testado há mais de dois anos, com excelentes resultados, conforme informam as dezenas de contatos feitos por escolas, afirmando sua excelência.

5 – O material didático do Programa foi avaliado por algumas secretarias de educação, estaduais e municipais, que concluíram por sua excelente qualidade e aplicabilidade, recomendando sua adoção às escolas de suas áreas de atuação. Também o MEC lhe dá acolhida, conforme se vê em seu site, no Portal do Professor, em Projetos Sociais e Educacionais: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=19

Nossa equipe tem recebido centenas de manifestações por parte de escolas, tanto do Brasil, quanto de outros países, que adotaram a utilização desse material em sala de aula, informando a respeito de salutares mudanças que vêm observando com relação ao convívio na unidade escolar e ao comportamento de alunos e até mesmo de professores, apesar do pouco tempo de sua utilização.

Assim, fortemente motivados e amparados nessas informações, estamos tomando esta iniciativa de ampliar a divulgação desse Programa, na expectativa de que muitas outras escolas possam também passar a utilizar esse material didático, vindo a favorecer, mediante a sua aplicação, a formação do caráter dos seus alunos.

www.cincominutos.org

Nenhum comentário: